O dilema do “home office”

Eu cresci  em uma casa onde havia uma biblioteca. O nome não poderia ser mais apropriado já que era o cômodo da casa reservado pros estudos. Uma estante cheia de livros, uma mesa redonda e algumas cadeiras. Até então chamávamos de biblioteca, mas com o tempo,  mudamos para  sala de estudos. Hoje em dia,  quase não se vê mais o uma sala de estudos, já que as casas estão cada dia menores e os apartamentos  minúsculos. As salas de estudos foram substituídas por escrivaninhas individuias, onde cada um aglomera seus livros ( quando há livros) e claro, o computador. Já quem mora numa casa maior , o tal cômodo passou a ser chamado de escritório ou home office.

Mas você sabe o que é um home office e como ele surgiu?

Senta que lá vem a história…

Antes da Revolução industrial , todos os escritórios eram de pequeno porte. Porém, com a Revolução,  e o crescimento das indústrias , houve a necessidade de expansão, e os escritórios forão então alojados em prédios comerciais situados nas grandes cidades,  onde a população era mais densa. E assim foi até no iníco dos  anos 80, com o advento do computador, do fax e com o fácil acesso as telecomunicações . Desde então, certos profissionais liberais como advogados, agentes imobiliários, técnicos em levantamento, etc.. já não mais necessitavam  se deslocar aos grandes centros urbanos , trabalhando direto de seus escritório em casa. E eis que surge o “Home Office”!  Nos Estados Unidos os  “small Offices“/“home offices“ são chamados de SOHO:  escritórios cujo o número de funcionários  variam  de um a dez.

Home Office Atual

Hoje em dia, o  home office possui  funções diversificadas. Pode ser o seu lugar de trabalho em casa ,mas também pode ser o lugar  reservado pra organizar a papelada  doméstica ( contas, calendário, etc…) ou ainda pode ser aquele espaço onde se fica ali grudado na net escrevendo lendo um blog : ). No final do dia, o home office não precisa necessariamente ocupar um cômodo da casa. Ele pode ser alojado em qualquer cantinho de acordo com a sua necessidade.

Dicas  : funcionalidade e estética

Escolha o lugar apropriado pra seu escritório de acordo com a função que ele vai ocupar. Se o escritório em casa é o seu lugar de trabalho, observe a funcionalidade do espaço :  como se comporta o fluxo de clientes  em consideração   a organização do  mobiliário ( cadeiras, sofá, estantes, prateleiras, mesas etc).  No ítem conforto , escolha uma boa cadeira, afinal você vai passar grande parte do seu tempo sentado nela. Concentração. Se você não e do tipo de pessoa que consegue trabalhar num ambiente conturbado e barulhento, procure um espaço onde a calmaria impera.

Além, é claro, considere a disposição de móveis de acordo com a acessibilidadeVocê não quer ficar levantando o dia todo pra abrir um arquivo que poderia estar bem ao lado da sua mesa de trabalho, ou quer?

Cores em qualquer ambiente é algo que deve ser considerado com carinho. As cores podem alterar as suas emoções. Logo, escolha cores que  mantenham seu ânimo pra cima :)

Outra dica legal e escolhar um ambiente onde  haja uma vista pra contemplar . Caso seu home office não tenha sequer uma janelinha, que tal pendurar gravuras que tragam boas lembranças, façam você relaxar, ou tragam um sorriso no rosto?

Não esqueça da organização pra que o trabalho flua de forma eficiente e o seu tempo seja otimizado. Então, tenha tudo o que é preciso  à mão. Do que você precisa? Faça uma listinha e comece a se organizar.

Objetos sentimentais pra decorar o espaço também estão valendo. Nada de home office com cara de cubículo de grandes empresas. Não é verdade?

Agora essa dica e super importante: ILUMINAçãO! Luz natural, luz artificial, considere a iluminação do espaço. Posicione sua mobilia da melhor forma pra que haja iluminção suficiente quando você estiver trabalhando e evitar os probleminhas de saude.

E não esqueca de colocar obejetos que  inspire: na mesa de trabalho, nas paredes, seja onde for.

Então, agora chegou a melhor parte! Uma seleção de home offices bem despojados pra servir de inpiração.

                                     Midcentury Family Room by Los Angeles Photographers Stephanie Wiley Photography
                                                                         Home Office
aaa   

Agoraé arrumar um cantinho para o seu home office.

Curta a nossa página no Facebook

6 comentários sobre “O dilema do “home office”

  1. Tereza M. disse:

    Achei uma ótima escolha de imagens, pois tem home office para todo tipo de dono e para todos os bolsos! Tenho um home office e uma biblioteca, mas estou querendo dar uma repaginada neles e neste post encontrei vários detalhes para inspiração! Beijos, Tereza M.

    Curtir

Deixe um comentário